Pesquisar no site

Deus com "D" Maiúsculo


Certo crente me perguntou por que eu não acreditava no deus da Bíblia, respondi que não acreditava em nenhum deus, mas se tivesse que acreditar eu daria preferência a Tupã que está mais próximo às minhas raízes. Desdenhando de mim ele disse que não deixaria de acreditar num deus escrito com inicial maiúscula para acreditar em um com inicial minúscula. Então lhe disse que a gramática da língua portuguesa e da maioria dos países estabelece que o nome de deuses e entidades mitológicos deve ser escrito com inicial maiúscula, portanto Tupã e Jeová gozam do mesmo privilégio. Então ele disse que eu não estava entendendo nada, que Deus é escrito com letra maiúscula porque ele é o único verdadeiro. Nesta ocasião lhe fiz lembrar que entre os islâmicos Deus é também escrito com letra maiúscula, mas quando se fala em Deus no meio deles está-se falando de Alá.

Cada cultura estabelece normas que exaltem seus deuses e diminuam os deuses das outras culturas. O raciocínio lógico é que Deus é um só, portanto, não precisamos usar o nome próprio Alá ou Jeová, bastando escrever o título "deus" com inicial maiúscula, como na regra para nomes próprios. O problema é que uma convenção ortográfica não trará nenhum deus à realidade.

4 comments:

  1. Gustavo3:25 PM

    Gostaria de responder ao primeiro anônimo que demonstrou grande desconhecimento ao escrever.
    1° Maomé é um profeta para os islamicos.
    2° Quais profecias são reais? profetizar o passado qualquer consegue.
    3° Religião ateista???
    classificar algo mutável, portanto sem dogma, que busca o conhecimento fundamentado em evidências, não pode ser considerado definitivamente como uma religião.
    quanto a maiúscula, nunca utilizo, pois sempre escrevo o substantivo deus ou desues. Se necessário for indicar o personagem cristão, teria de usar maiuscula da mesma forma que escrever Mickey Mouse assim o exige.

    ReplyDelete
  2. Orlando-BA9:18 PM

    O meu ponto de vista é contrário ao seu (anônimo acima), os ateus tem conhecimentos gerais acima da média, são mais cultos, mais inteligentes, leem mais, mais pacíficos e empáticos... quando um ateu diz que alguém é ignorante, vc pode acreditar, porém quando um religioso diz q alguém é ignorante, na maioria das vezes o diz porque ele mesmo não sabe muita coisa.

    ReplyDelete
  3. Pelo o que eu posso perceber tanto os ateus de plantão como o crente relativista que acredita que religião não salva sofrem do mesmo mau, o ORGULHO e a IDOLÁTRIA!!!
    Os primeiros, por acreditarem que tem um "conhecimento acima da média, são mais cultos", já são os donos da verdade, e o resto do mundo continua na caverna da ingnorância, logo, não precisão acreditar em Deus, pois já são deuse de si mesmo.
    O segundo, dito crente, acredita que não precisa de religião ou de ninguém, só ele se basta. Deve se sentir um Abraão ou Moises da vida, não necessita de outras pessoas, ele mesmo resolve tudo com deus, o importante na verdade é ele mesmo, porque no fundo a única palavra que ele escuta é a do seu ego.
    Deu pra perceber? Em ambas as relações o que predomina é o Orgulho e a Idolátria.
    Irmãos, do fundo do coração, eu rezo por vocês, pra que procurem a Deus, enquanto Ele se deixa encontrar.
    De: Marcus Vinícius
    Email: vinicius.vigia@gmail.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Marcos Vinícius, você estava indo tão bem!...srsrs

      Delete

Pregações, palavras de baixo calão, ofensas pessoais, práticas de trollagem, rotulações e argumentos ad hominem serão excluídos.